Almôndegas Lights (fonte: Panelinha)



Para as almôndegas
Ingredientes
500 g de carne moída do tipo patinho
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 clara
sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo de canola para untar

Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com óleo de canola e espalhe com papel-toalha.

2. Numa tigela, junte todos os ingredientes. Com as mãos, amasse até a massa ficar uniforme.

3. Com uma colher, separe 1/2 colher (sopa) da massa e faça uma bolinha com as mãos. Repita o procedimento com toda a massa.

4. Na assadeira untada, disponha as bolinhas e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que as almôndegas comecem a dourar.


Para o molho de tomate
Ingredientes
4 tomates maduros
1/2 cebola picada
2 colheres (chá) de orégano
4 colheres (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
folhas de manjericão para decorar (opcional)

Modo de Preparo
1. Com uma faca, faça um corte em X na base dos tomates. Coloque-os numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas - o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

2. Numa tábua, corte os tomates na metade e retire as sementes. Não os enxágüe para não tirar o sabor. Com a mão, aperte os tomates contra a tábua até que ganhe uma forma plana. Corte-os cubinhos.

3. Numa panela média, junte os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino. Regue com o azeite.

4. Numa travessa, disponha as almôndegas quentes e regue com o molho de tomate. Se quiser, decore com folhas de manjericão.


Por porção: 124 calorias/ 35 pontos

3 comentários:

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Delícia! Vou fazer, mas pela receita. Já está aprovado!
Essa almondega poooode!
Bjs.

Mariana disse...

Estava gostando do seu blog até me deparar com essa receita copiada do site de receitas Panelinha. Mesma foto, mesmo texto.
Acho que não tem problema compartilhar uma coisa que gostou bastante, desde que o crédito seja dado a quem realmente teve a ideia!

Barbara Lucas disse...

Mariana, esta postagem é de 2008, eu ainda não tinha muita noção deste lance de direitos autorais, mas estou atualizando a postagem... Não é do meu feitio este tipo de apropriação.
AÇÃO CORRETIVA: das os créditos na postagem
AÇÃO PREVENTIVA: estou incluindo um aviso no campo de texto da página principal, referente a este assunto de copyright.
Obrigada por me chamar a atenção.