bergamota


hum... eu adoro... com este frio então, é uma delícia, principalmente se vc comer no sol... 'lagarteando' como dizemos aqui no sul...


O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro.

A vitamina C, junto com o Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.

A bergamota é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço, para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos. O chá de folhas de bergamota agem como calmante. Além disso, a bergamota é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.

Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C. A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.

Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas e seu período de safra vai de abril a setembro.

Propriedades para cada 100 gr

Calorias: 38 Kcal
Magnésio: 8mg
Glicídios: 10g
Potássio: 131mg
Proteína: 1g
Fósforo: 12mg
Vitamina C: 49g
Ferro: 0,1mg
Cálcio: 13 mg
Fibras: 0,9g
***
gostaram da dica meninas?
Beijo... e boa semana de disciplina para todas!!!

12 comentários:

"Alice" disse...

Ler teu post hoje me bateu uma saudade... como eu gostava de no inverno, almoçar e depois ir sentar no muro em frente de casa pra comer bergamota, chupar laranja... ai, ai... bons tempos!!! Bjinhos e uma excelente semana pra vc... Alice.

Edith Veiga disse...

Bom dia flor do dia!como vai amiga?gostei das informações eu nao sabia tudo isso sobre a mixirica não !adorei e testei o risoto de frango(fiz de frango)e sabe de uma coisa voce esta super certa em comemorar o que eliminou sim porque quando a gente ganha (deus nos livre á todas)a gente fica tão deprê não é mesmo entao comemore emagrecer devagar segundo o entendido no assunto Dr.Drauzio varella é a melhor atitude entao continue firme eu não estava consguindo de jeito nenhum e fazia tudo certo (bom...na verdade tomava leite no lugar de agua ou o cha verde,sabe que ate me acostumei com o sabor do bendito cha)diminui o leite e VOILÁ consegui eliminar 1.200 em uma semana nem acreditei quando me pesei ,não tenho balança em casa senao fico paranoica mesmo e me pesando ate quando tomar agua me conheço bem e evito né?,mas estou desitida mesmo a chegar aos 60 ate o fim deste ano falta um tantinho que nem te conto não coloco no blog aquelas tabelinha porque nao sei fazer so quando minha irma aparecer por aqui bom chega senao voce cansa de mimm beijos e fique com deus não desanime amiga EU ESTOU DE OLHO AI ..AI..AI beijos

Fabi Sereia disse...

Oiee! Descobri seu blog no Espaço light!!Eu adoro bergamota!!Moro em Canoas/RS! E tenho uma filha com o nome de Bárbara!
Legal conhecer seu blog!
Um abraço!

Claudia Arantes disse...

Ai que legal te conhecer...

Sabe, estar na casa dos 3 digitos não é nada facil.. e o pior pra mim é que ano passado cheguei a ficar com 97, mas depois coloquei tudo a perder... que raiva... mas sem problemas... to reiniciando e logo vou estar colhendos os meus frutos...

Tudo de bom para nós duas...

beijos

claudia

Alana disse...

OI Lindaaaaa...

ahhhhhhh...

será que isso é tangerinaa???
ahh...
tomara que sejaaa...
aki pra mim eh!!!
hauahuahauahuahauhaua
o tempo frio tah acabando comigoo..
preguiça de mais...

;**********

Anônimo disse...

se deixar como essa fruta o dia todo !! eu amo

http://redonda.zip.net

Lili disse...

Eu adooro mixirica! Aqui em São Paulo eu chamo assim. Adorei seu blog e força pra detonar os quilos extras!
BJo

Anônimo disse...

Olá Barbara...
Espero não estar "invadindo" tua privacidade.
O motivo dessa visitinha é pra te convidar a participar do noddo desafio! Passa no nosso bloguinho pra conhecer! Estaremos esperando tua visitinha!
Bjus e muita força na RA!

Anônimo disse...

Olá... 1ª vez aqui... adorei seu Blog!!!

Ahh e tb adoro mexerica, acho uma delícia...

Tb estou na luta contra a balança e me breve estarei com meu blog de dieta... nem vejo a hora... rs

Bjão e Boa Semana!!!

Louise disse...

oiii! vc nao vai acreditar, mas eu estava acabando de comer uma berga qdo li o seu post huauhahuahuah
tb adoroooooo bergamota nesse friozinho. beijos, louise

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
In first steps it is very nice if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks in advance and good luck! :)

eduardornelles disse...

estou comentando e comendo bergamota hehaehae adoro mto!